• Ronaldo Sampaio

Projetos para o Corpo / Estudo do Campo Pratico

Piercing na Língua Posicionamento 


Ola Amigos! Estou a dois anos estudando com Especialistas e Perfuradores Profissionais para uma melhor acomodação do Piercing na Língua. E conseguimos positivos avanços diga-se de passagem...


Eu mesmo tive problema com dois dentes (Primeiro e Segundo Molar) a quinze anos atras quando fui mastigar e houve a fratura dos mesmos, um deles não teve como reparar de acordo a especialista porque havia quebrado na raiz, mediante a força da minha mandíbula e maxila no ato da mastigação. Daquele momento em diante pensei comigo preciso melhorar a acomodação do Barbel na Língua para diminuir possíveis traumas pós aplicação do Piercing.



Vamos observar aqui alguns motivos os quais me levam a crer que um piercing aplicado a 90º na musculatura da língua não é confortável ao seus usuários. Se observarmos a forma da lingua iremos notar que ela tem o formato em V e quando transfixamos em 90º  fatalmente a haste durante a mastigação será lançada para as suas extremidades



Antes de iniciar as minhas conclusões com relação gostaria de dividir com aqueles que aqui estão lendo, alguns princípios básicos que utilizo no pré atendimento.


Pré - atendimento


Leve o cliente para a sala de aplicação, ofereça a ele um antisséptico bucal, calce um par de luvas e coloque uma mascara e observe atentamente como esta a boca do individuo antes de se pré dispor a prestar o serviço. Não sabemos as condições que essa Língua esta, por isso sugestão de um Antisséptico mais eficaz. Se for visualizado Caries, Gengivites, Amidalite, Aftas, Ulceração da Língua, Herpes, evite perfurar! Sugira ao cliente que procure um Dentista para reparar os danos e saber sobre a posição do mesmo com relação ao estado da boca. Pessoas com , Aparelhos Ortodônticos, Obturações Metálicas não devem ser perfuradas, com relação ao aparelho existe um profissional buscando o reparo dos dentes. Pessoas com Gastrite não devem ter piercing na Língua! Mesmo um Piercing sendo de Titânio quando aplicado na Língua faz com que o usuário salive mais que o comum , salivando mais, fatalmente fara a ingestão de mais saliva com isso, a produção de sulco gástrico pode ser maior podendo evoluir o quadro de gastrite para uma ulceração gástrica. Pessoas com quadro de Epilepsia também não seria inteligente ter um piercing na musculatura lingual, exatamente para diminuir danos eventuais, caso ela venha a ter essa crise com um piercing na língua, como por exemplo a dilaceração do ponto perfurado mediante a contração muscular durante o choque epilético.


Quando sou procurado para esse tipo de perfuração explico aos meus clientes o meu pensamento com relação a posição e por eles acreditar no meu trabalho deixavam eu fazer a perfuração da maneira que eu me sentisse seguro.

Fui obtendo ótimos resultados e logo sugeria nos meus workshops e  nas comunidades que eu participo esse tipo de acomodação. Alguns colegas são irredutíveis em relação outros foram experimentando e me agradecendo após os retornos dos seus clientes... É algo meio que óbvio se observarmos a  estrutura da língua.

Vamos falar sobre acomodação: Quanto ao tamanho correto de uma esfera para o Barbel deve ser de 4.9mm a 5.0mm. O  fio de espessura indicado pode variar de 1.6mm a 2.0mm . O diâmetro do Barbel correto pode variar de acordo com a espessura da Língua quando observada de lado. (Vista lateral fina: 18/20mm / Grossa: 20/22mm).



Quanto a marcação: Sugiro que faça com a caneta Skin Maker Cirugical Esteril se for usar essa caneta procure fazer a marcação efetiva ( sem pontos grossos de marcação ) Eu particularmente prefiro usar um palito estéril e violeta genciana a qual, posso coloca-la no próprio envelope da luva estéril após a sua abertura. Em uma próxima oportunidade posso falar de marcadores e transferidores!



A marcação da parte sublingual requer uma certa atenção mesmo porque temos a trava da língua interna e grossa e um perfurador experiente deve se atentar a isso. Para pós aplicação a haste do Barbel não cause desconforto e principalmente abcessos na extensão dos pontos perfurados. Outro adendo importante é com relação ao frênulo sublingual se esse for extenso sugiro que não faça a aplicação. A haste da jóia pode criar atritos e dificultar a reconstituição celular na fase de cicatrização.


Quanto a aplicação existem varias formas de se realizar o mesmo trabalho... Quando utilizamos a pinça a musculatura da língua se mantém esticada essa manobra para um Piercer Iniciante talvez seja a mais indicada no quesito segurança no ato da prestação de serviço. A melhor agulha para esse tipo de perfuração deve ter uma polegada e meia, mais curta



A colocação de uma barra na língua requer compreensão e principalmente destreza do técnico executante. A perfuração quando é feita de baixo para cima favorece a visão do perfurador durante a transfixação entrada e saída do bisel da agulha. A passagem do Barbel no mesmo sentido pelo ponto perfurado é opcional... Ja testei com exito durante esses 20 anos varias formas de passagem seja com Cateter, Precison Needles, Sharpass e O-Needles.


Free hand pode ser usado por perfuradores que tenham domínio e experiência... Eu adoro trabalhar sem pinças, livre, menos contaminação e instrumentos adicionais...  Isso não me faz mais versátil! Comecei com free hand a anos atrás por falta de instrumentos mediante a contingência que eu tinha de perfurações diárias.  Considerando o tempo que perdíamos lavando, secando, desinfectando, embalando e esterilizando. Eu até hoje de acordo o tipo de jóia e o local a ser aplicado, ainda uso pinça.


Uma leve inclinação a 45º no ato da aplicação ,o  diâmetro correto do Barbel de acordo a espessura da língua, associado ao tamanho correto da esfera,  podem reduzir os danos que alguns especialistas bucais apontam. Não usem Barbel de Aço Cirúrgico! De preferência ao metal Titânio #ASTMF136 / ISO5832/3 / TI6AI4VELI . Esse metal tem 90% de Titanium,  contendo 6% de Alumínio e 4% de Vanádio, sendo o mais indicado para cirurgias de reparo pelo alto índice de Bio Compatibilidade.



Quando observamos essa acomodação vista frontal pouco é notado o caimento, só iremos nos atentar a esse fato quando observamos a língua de lado. Com essa inclinação a acomodação do Barbel é perfeita! A primeira duvida ou até mesmo apontamento podem surgir com a acomodação do Barbel na parte sublingual  denominado  "Assoalho".





É praticamente impossível voltar a atenção a esse artigo se não tem uma contingencia de perfuração e principalmente se falta tempo para pensar em possibilidades e princialmente Amigos que estão dispostos a  nos ajudar com os nossos estudos.




Esse artigo tem como missão a redução de danos causados muitas vezes pela imperícia daqueles que se aventuram em perfurar um corpo, sem nenhum conhecimento sobre o local a ser perfurado, esterilização e principalmente controle de infecção. Não tenho a mínima intenção de ensinar aqui como se aplicar um piercing na língua. Estou dividindo livremente o que eu aprendi e através da experiência ao longo desses vinte anos dedicados ao Body Píercing. Responsável pelo Artigo: Ronaldo Sampaio Brito Diretor Presidente da Associação dos Tatuadores e Perfuradores do Brasil (ATPB) Proprietário da Empresa - Ice Body Art Piercer Profissional com 20 anos ininterruptos de experiência. Um ativista voltado a propagação segura e adequada do Body Piercing Dedico esse artigo aos meus Professores e Amigos: Drª Lusiane Camilo Borges Presidenta: ALAPOS - Associação Latino Americana de Pesquisa Odontológica e Saúde. Portal Biologica Brian Skellie Diretor da Association Professional Piercer Responsável pela Revista The Point Piercer Profissional desde 1992 Piercers.com Thiago Oliveira Thiaguinho Tatuagem e Body Piercing Piercer Profissional Eduardo Bez Adorne Professional Piercer Piercer Profissional


Proibido o uso desse artigo ou imagem sem a autorização do seu Autor

0 visualização

Rua Turiassú, 735 - Perdizes, São Paulo